quarta-feira, dezembro 12, 2007

Jon “ Maddog” Hall - Jon Hall o Cachorro Louco – Diretor executivo da Linux Entrevista


Entrevista Folha de São Paulo:

Caderno Informática F8 quarta-feira
12 de dezembro de 2007


Brasil é estrela, diz guru do soft livre Jon “Maddog” Hall, da Linux Internacional, avalia que país faz bom uso de programas de código aberto.

Jon Hall é diretor executivo da Linux Internacional, organização que promove o uso do Linux. Considerado um Guru do software livre, hall esteve no Brasil para inaugurar uma sala com seu nome na empresa 4Linux e conversou com a Folha.

Leia a seguir:

Emerson Kimura



Brasil

O Brasil é uma das grandes estrelas do software livre. O governo e a industria têm usado software livre para resolver seus problemas. Trabalham e contribuem uns para outros
Se você paga pelo software, isso significa que os royalites saem do país para outros, normalmente para os EUA. Isso é dinheiro que poderia dar emprego a pessoas, programadores, aqui no Brasil. Quando o dólar sai, não há muitos que possa acontecer por aqui.
Quero ver o Brasil formar sua própria industria de software, o que leva a uma melhor industria de hardware, o que leva a mais produção, o que leva a exportações... Esse é o ecossistema em que as pessoas tem que pensar. Não é apenas software.


Planos


Temos uma companhia (koolu) trabalhando com um plano de negócios que achamos que poderá trazer a Internet para , pelo menos, 85% das pessoas no Brasil, a um preço que elas podem pagar. E também fazer o software muito mais fácil para elas usarem, mais como se fossem usar um telefone em vez do computador .
Também queremos criar varias bolhas wireless, de modo que seja possível acessar Internet de qualquer lugar de uma cidade como São Paulo.
Contei esse plano para o governo brasileiro, e eles interessados nisso. Parte do plano é treinar 2 Milhões de administradores de sistema e produzir maquinas no Brasil, criando mais empregos.


Vantagens

O controle para resolver problemas saiu das mão do consumidor para as da fabricante , ela tem o controle sobre o seu negocio. Nós precisamos colocar controle de volta na mãos das pessoas. Soft ware livre é isso, é controle, é você decidindo. A grande coisa de software livre é o seu valor, o fato de que é que você pode adaptá-lo as suas necessidades para conseguir o que quiser


Crescimento

No Mundo, 80% dos super computadores usam Linux.
Um terço de todos os sistemas usam Linux, um terço usa Unix proprietário um terço usa Microsoft. E todos usam software.
Eles podem não saber , mas usam. Se você tem roteador Linksys, usa software livre. Se você tem um roteador D-Link usa , se você usa e-mail, você provavelmente usa Sendamail como transporte você usa software Livre.


Aplicativos WEB


Há uma filosofia de, sing: a de aplicativos baseados na WEB – em que eles são executados no servidor, e o desktop é simples para ele é simplesmente uma tela.
Se todos os meus aplicativos estão no servidor, e eu posso usar um aparelho como um tela para ele, o sistema operacional usado não me importa.


Pirataria

Você diz para as pessoas que elas precisam estar na Internet e ter um computador para poder fazer negócios hoje. Mas há quem não pode pagar pelo software grátis - algo que é dado não pode ser pirateado.

Dicas


Não tente aprender tudo de uma vez. Você sentira esmagado. Faça pequenos passos até você chegar ao seu destino.
Muitas pessoas não lembram de como aprenderam a usar o Windows, mas houve um processo de aprendizagem. È assim que se deve aprender Software Livre.


Desafios

A inércia é problema. Algumas pessoas confundem se diferente com der difícil de usar. E precisamos de documentação melhor mais clara .
Precisamos encorajar as pessoas a fazerem isso.


Microsoft e Apple

Tecnicamente, a Microsoft não é boa. Não é necessariamente o melhor produto que vence , é a melhor estratégia de marketing. E a Microsoft é mestre nisso. A Apple faz produtos e sistemas operacionais muito bonitos, mas infelizmente não são abertos. E acho que no fim, o fato de serem tão fechados ira feri-los

Digitalização: Jaime Vicentini

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

ker parceria ????
visite o emu blog e trocaremos links,,, muito bom o seu blog


.
..
...
http://stefanelli2000.blogspot.com/
...
..
.
se gostar, deixe um recadu no mural!!!
valeu...
...
..
.
comunidade do blog!!!
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=32856869&refresh=1


[:)][8)][;)][:p][/)]

8:50 da manhã  
Blogger Marizalva Lima do Espírito Santo said...

Meu amigo amei seu blog. Estais no meu...marizalva.lima.blogsport.com..Beijocas..

11:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Isso foi realmente interessante. Adorei lê-lo

8:39 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Google
 

Get your own Chat Box! Go Large!
No blog do Jaime Vicentini Voce é o visitante

Meu site valorR$5,842.24