quinta-feira, agosto 14, 2008

SIGNIFICADO E ORIGEM DOS NOMES letra D

Dácio: Do helênico "antiga região localizada ao norte do Danúbio".

Dafne: Significa loureiro. Nome da ninfa que foi amada por Apolo e transformada nessa planta. Indica uma pessoa cheia de qualidades, entre as quais se destacam o encanto, o brilho e a facilidade em se comunicar e despertar confiança.

Dagoberto: Significa brilhante como o dia e indica uma pessoa persistente, decidida e carismática. Sua personalidade firme sempre o leva a tomar decisões acertadas na vida.

Daisy, Deise: É correspondente inglês de Margarida e significa olho-do-dia. Indica uma pessoa intuitiva e que gosta de dividir o que descobre. Se aprende quando e a quem dar conselhos, viverá relações muito harmoniosas, pois é carinhosa e fiel.

Dalila: Significa dócil e designa a personagem bíblica que traiu o herói Sansão cortando seus cabelos para que ele perdesse a força. Devido a essa tradição, seu nome está associado a alguém que não se preocupa em ferir os outros para conseguir o que deseja. Revela ainda uma mulher que se submete aos desejos do amante mas tende a lhe ser infiel.

Dalton: Significa aldeia do vale e indica uma pessoa que sempre se mostra muito curiosa e criativa. Para ele, nenhum obstáculo é grande demais, pois sabe que, com algum esforço, consegue resolver tudo.

Damião: Significa domador e indica uma pessoa dotada de temperamento impulsivo, que não cede diante de nenhum tipo de pressão quando o que está em jogo é a possibilidade de alcançar suas metas.

Daniel, Danilo: Significa Deus é meu juiz indica uma pessoa que não se preocupara exageradamente com a opinião dos outros. O importante para ele é estar em paz com a própria consciência e com seus princípios morais. Tem uma intuição muito grande e sabe usá-la. Do hebraico "Deus é meu juiz".

Daniela: Significa Deus é meu juiz. E revela uma pessoa que age sem se preocupar exageradamente com a opinião dos outros. O importante para ela é estar em paz com sua própria consciência. Espirituosa e empreendedora, tem uma personalidade brilhante e cativa todo mundo.

Daniela Helena: Sofisticada e exigente, destaca-se pelo bom gosto e pela elegância que demonstra no dia-a-dia.

Danton: Significa de Antônio e indica uma pessoa que, devido à sua mania de perfeição, por vezes cria conflitos com aqueles que a rodeiam. Se controlar essa tendência, poderá fazer amizades duradouras.

Darci: Significa nobre de Arcy e indica uma pessoa que analisa tudo muito bem antes de tomar qualquer iniciativa. E como pensa depressa, sempre acha rapidamente uma solução conveniente para os problemas.

Dario: Significa poderoso e salvador e indica uma pessoa que precisa lutar muito até alcançar seus objetivos. Mas isso não o aborrece, pois costuma encarar cada empecilho como uma desafio a ser superado;

Darlene: Significa a queridinha e predispõe a criança a ser mimada, competitiva e ciumenta. Mas, à medida que cresce, ela vai se tornando independente e aprende a merecer aquilo que deseja. Sempre dá muito valor ao que possui; não gosta de emprestar nada e não tolera desperdício.

Darlene Glória: Exigente consigo e com todos à sua volta, tem uma grande força interior e impõe respeito sem se esforçar para isso.

Davi: Significa predileto, amado e indica uma pessoa que aproveita todas as oportunidades de sucesso que surgem mostrando competência e dedicação. Sente-se muito atraído pelas aventuras amorosas, mas procura acima de tudo ser um bom chefe de família. Do hebraico "amado, respeitado".

Débora: Significa abelha e designa uma pessoa que possui uma força de vontade excepcional. Ela luta com grande determinação para alcançar seus objetivos. Embora muito cautelosa, quando confia em alguém se revela uma companheira doce e amigável. Do hebraico "abelha".

Débora Regina: Mostra-se cativante e sensual até nos menores atos. Ao mesmo tempo, é dinâmica e está sempre de bom humor. Os colegas e amigos simplesmente a adoram.

Décio: Significa o décimo (filho). Indica uma pessoa responsável, que encara com seriedade tudo o que faz e gosta de ser elogiada por isso, É tão meticuloso que nenhum detalhe escapa à sua percepção.

Delfim: Significa golfinho e indica uma pessoa que tende a se realizar profissionalmente nas áreas ligadas à comunicação. Em relação ao dinheiro e ao amor, procura ouvir não só o coração mas também a mente.

Demétrio, Demétrius: Significa consagrado à deus Demeter e indica uma pessoa que, embora inteligente e esforçada, encontra dificuldades para vencer na vida tão rapidamente quanto gostaria. O sucesso só vem depois que ele aprende que existe um tempo de plantar e um tempo de colher.

Denise: Variação de Dione. Revela uma pessoa alegra, de temperamento gentil e amante da beleza. Seu apurado senso estético faz com que se interesse por várias formas de arte e só namore homens bonitos.

Denise Aparecida: Sempre divide o que tem com quem está necessitado. Mas, às vezes, ao tentar resolver problemas alheios, esquece suas próprias necessidades. Precisa corrigir logo cedo essa tendência.

Deodato: Significa dado por Deus e indica uma pessoa que tenta assumir um comportamento liberal mas quase sempre acaba agindo de modo bem conservador, o que deixa os outros muito confusos.

Deodoro: Significa presente de Zeus e indica uma pessoa determinada, que tem paciência, autoridade e muito senso prático. A soma dessas qualidades lhe permite esperar o momento certo para agir sempre da maneira mais conveniente.

Diana: Nome de uma deusa da mitologia, revela uma pessoa autoritária e caprichosa, mas que obtém o que deseja principalmente por se mostrar organizada, prática e muito objetiva. Em geral consegue aliar a busca do sucesso a um bom relacionamento com as pessoas que a rodeiam. E no amor logo encontra um bom parceiro e constitui um lar estável.

Diana Regina: É um tanto autoritária, até mesmo com os amigos e com o namorado, mas suas "ordens" visam ao bem-estar de todos.

Diego: Variação de Diogo. Origem: espanhola.

Dilermando: Significa o que tem boa pontaria e indica uma pessoa que tem na franqueza sua maior virtude. Quando precisa dizer algo ou tomar alguma atitude drástica, vai direto ao objetivo, sem rodeios.

Dimas: Nome do ladrão crucificado ao lado de Jesus e que se arrependeu dos seus pecados. Indica uma pessoa criteriosa e ponderada, que reflete muito antes de emitir um julgamento. E quando percebe que errou, não hesita em reconhecer e em se corrigir.

Dina: Variação de Adina. Indica uma pessoa que tende a usar a força de sedução para conquistar tudo o que deseja. Se for mimada em criança, poderá se tornar possessiva e manipuladora, quando adulta. Mas, se aprender que as conquistas precisam ser merecidas, desenvolverá uma grande capacidade de lutar pelos seus ideais.

Diná: Significa a julgada e indica uma pessoa que tem a intuição como a marca registrada. Além disso, a inteligência e o dinamismo são seus fortes aliados. Gosta do conforto e dos jogos de sedução e geralmente consegue desfrutar, com bom senso, muitos dos prazeres da vida.

Dinorá: Significa luz e indica alguém que, graças à sua apurada intuição, toma decisões certas até quando todo mundo à sua volta está confuso. Inteligente, dinâmica e meiga, tem boas chances de se realizar profissional e amorosamente.

Dioclécio: Grego - Glória de Júpiter.

Diógenes: Significa gerado por Zeus e indica uma pessoa que cultiva bons hábitos e dirige sua vida para objetivos bem definidos.

Diogo: Significa instruído e indica uma pessoa dotada de forte magnetismo e muita capacidade de liderança. Segundo uma crença popular, Diogo é um dos nomes do diabo. Mas quem tem esse nome, em geral, se revela um ser humano preocupado com o bem-estar coletivo. Do latim "belo".

Dione: Esse nome está associado à Dionísio, o deus do vinho, e revela uma pessoa extrovertida mas muito rigorosa consigo mesma e com os outros. Só trabalha naquilo que se gosta e presta muita atenção no que faz. Por isso, sua competência no trabalho sempre é elogiada e premiada.

Dionísio: Significa consagrado ao deus Dionísio e indica uma pessoa prática e realista, que faz da inteligência uma ferramenta para conseguir a felicidade. Pensa positivamente e por isso consegue sucesso.

Dirce: Do helênico "fonte, água turva".

Dirceu: Significa de Dirce (personagem da mitologia grega que foi transformada em fonte). Indica uma pessoa que identifica o perigo como se contasse com um radar, mas às vezes se expõe a ele, pois adora correr riscos e viver de modo emocionante.

Djalma: Significa capacete e indica uma pessoa sensível, romântica e predisposta ao bem. Mas ele nunca perde a noção da realidade, o que lhe permite analisar friamente o que acontece ao seu redor.

Domício: Significa domado, doméstico e indica uma pessoa que dá pouco valor a bens materiais, mas nunca passa apuras financeiros, pois sabe controlar suas despesas

Domingos: Significa o que pertence a Deus e indica uma pessoa muito discreta. Dificilmente alguém a verá fazendo propaganda das suas realizações - que aliás, costumam ser numerosas.

Donaldo: Significa o que governa o mundo e indica uma pessoa expansiva e com grande poder de persuasão. Gosta de obter todo tipo de conhecimento. Precisa aprender a gastar com moderação.

Donato: Significa dado e indica uma pessoa que sempre procura corresponder às expectativas dos outros. Enquanto não aprende a viver de acordo com a sua consciência, e não de acordo com a consciência alheia, fracassa na luta pelo progresso.

Dora: Significa dádiva de Deus e indica uma pessoa que prefere resolver as coisas devagar, de maneira paciente e ordenada. O bom senso e a moderação estão presentes em todas a suas atitudes.

Dores: Usado como parte do nome composto Maria das Dores. Do helênico "Dádiva, presente".

Dorival, Dorval, Durval, Durvalino: Significa aquele que veio de Orval e indica uma pessoa de temperamento impetuoso, que muitas vezes se mostra imprudente e agressiva. Seu maior desafio é tornar-se mais tolerante e aprender a agir com diplomacia - algo que os pais devem lhe ensinar já na infância.

Douglas: Significa o que veio do rio de águas escuras e indica uma pessoa que, com seu temperamento impulsivo, consegue resultados rápidos em tudo o que se propõe a fazer. Mas nem sempre esses resultados são satisfatórios, pois o excesso de autoconfiança pode induzi-lo ao erro. Do escocês "rio preto, água escura".

Duílio: Significa rebelde, inimigo e indica uma pessoa muito independente, que não se deixa sugestionar pelos outros. Acredita que sua consciência é o único juiz que ele pode tolerar e faz tudo do seu jeito.

Dulce: Do latim "doce, tenra, meiga".

Dulcídio: Significa doce e indica uma pessoa cheia de ternura mas que luta com unhas e dentes para alcançar seus ideais. Tem grande chance de sucesso, inclusive no campo afetivo, pois seu forte apego ao lar e à família faz dele o marido ideal.
Google
 

Get your own Chat Box! Go Large!
No blog do Jaime Vicentini Voce é o visitante

Meu site valorR$5,842.24