quarta-feira, agosto 13, 2008

Nomes e seus sgnificados Letra A

Nomes e seus sgnificados Letra A.


Aarão: Hebraico "Aharon" (também: Arão): O montanhês, o iluminado, o inspirado, o sublime. Aarão, irmão de Moisés, sumo sacerdote dos Hebreus. Arão como nas obras do Padre Antônio Vieira.

Abaçaí: Pessoa de respeito. Tupi.

Abacílio: Significa: "aquele que não tem apoio".

Abade: Hebraico: "Abba" - Pai, guia ou chefe de um mosteiro.

Abaeté: Origem tupi (Abá-etê), significa homem de respeito.

Abanã: Cabelo forte, cabelo duro. Tupi.

Abaré: Amigo do homem. Tupi.

Abati: Tupi, significa cabelos dourados, loiro.

Abayomi: Do tupi "alegre encontro".

Abdala: Do árabe Abdallah: Servo de Deus. Sobrenome de muitas famílias radicadas no Brasil.

Abdão: Aquele que serve. Origem hebraica.

Abdelcáder: Origem árabe. Significa servo do onipotente.

Abdelcarim: Servo do generoso. Abdelcarim foi um famoso guerreiro marroquino. Origem árabe.

Abdias: Hebraico: "servo do senhor".

Abel: Significa vaidade e indica uma pessoa aventureira e ousada, que precisa controlar seus impulsos para não tomar atitudes agressivas, que lhe causariam sérios problemas a curto ou médio prazo.

Abelardo: Significa abelha e indica uma pessoa ousada e empreendedora. Inspira muita confiança e gosta de desafiar a própria capacidade, lançando-se constantemente em novos projetos.

Abella: Latim "bonita".

Abigail: Fonte de prazer; pai do contentamento.. "Pai" em hebraico é equivalente a "fonte". Meu pai é alegria, na fonte da alegria. "Pai" em hebraico é equivalente a "fonte". Muda rapidamente de humor. Mas sempre significa fonte de prazer e indica uma pessoa que muda muito passa por cima disso e consegue fazer com que as coisas aconteçam de modo favorável a ela.

Abílio: Do Latim o significado "apto, capaz", do grego "aquele que é incapaz da vingança".

Abner: Do hebraico: "pai da luz".

Abraão: Significa pai de uma multidão e indica uma pessoa que faz do charme um instrumento para viver bem. Gasta em viagens e passeios com amigos o que lhe sobra de dinheiro. Mas no fundo é um sábio que apenas aguarda o momento certo para mostrar toda a sua inteligência e toda a sua capacidade de realização.

Aci: Do tupi "mãe, matriarca".

Acira: Indígena, objeto cortante.

Ada: Significa feliz, próspera e indica uma pessoa muito amorosa. Embora pareça quase sempre indecisa entre dois caminhos, sua intuição geralmente lhe revela a escolha mais indicada.

Adail: Significa guia e defensora. Indica uma pessoa que é capaz de ajudar as outras porque confia muito em si própria. Isso lhe abre as portas para o sucesso e ela pode se realizar como psicóloga, professora ou conselheira sentimental.

Adalberto: Significa nobre, brilhante e ilustre e indica uma pessoa que está sempre procurando fazer importantes conquistas. Mas precisa do estímulo dos pais e dos amigos para alcançar o sucesso que deseja. Do Teutônico "notório fulgurante", este nome apresenta muitas variações, como Alberto, Etelberto, Oberto.

Adália: Latim: exala perfume.

Adalgisa: Significa lança de nobreza e indica uma pessoa que tende a se achar a dona da verdade. Mas sempre dá conselhos muito úteis a quem recorre a ela. Tem uma autoridade natural que não se transforma em autoritarismo devido à sua grande espiritualidade.

Adalton: Latim: "aumentado, crescido".

Adamir: Germânico: "pai ilustre".

Adamo: Latim: "amante ardente".

Adão: Significa terra vermelha e, por extensão, o homem criado da terra, do barro. Segundo a bíblia, foi o nome que Deus deu ao primeiro ser humano. Indica uma pessoa que gasta com a família todo o dinheiro que ganha. No amor, é meigo e tende a seguir as sugestões da mulher, revelando-se portanto um companheiro formidável. Do hebreu "homem feito de argila vermelha.

Adauto: Latim: "aumentado, grande".

Adelaide: Significa de linhagem nobre e indica uma pessoa dinâmica e com grande sabedoria. Mas precisa se abrir um pouco, pois em geral não deixa nada nem ninguém interferir nas suas certezas. Do teutônico "de linhagem nobre".

Adélia: Significa nobre e indica uma pessoa que luta para tomar as rédeas do seu destino. Não gosta de depender de ninguém, nem mesmo dos pais. Hábil e esperta, em geral consegue o que quer da vida. Mas deve combater a ansiedade e desenvolver o sentido de vida em comum.

Adelina, Aline: Diminutivo de Adélia. Realista ao extremo, quem tem esses nome precisa dar um pouco mais de atenção aos sonhos, para tornar a vida mais colorida e cheia de ideais.

Ademar: Significa guerreiro famoso e indica uma pessoa que encara os desafios com disposição, como se cada dia representasse uma batalha a ser vencida com bom humor. Por isso, raramente fica deprimido. Do teutônico "glorioso guerreiro".

Ademir: Teutônico: "recoberto de nobreza".

Adílson: Significa filho de Adão e indica uma pessoa que não muda sua rotina por nada nesse mundo e não gosta que ninguém dê palpite na sua vida. Da mesma forma, respeita a individualidade dos outros.

Adina: Significa voluptuosa. Esse nome predispões a mulher, quando ela é bem jovem, a se fazer admirar sobretudo pela beleza física ou pela sensualidade. Na maturidade, desenvolve também o brilho intelectual.

Adir: Do fenício: "nobre".

Adira: Do hebraico: "sensível".

Ado: Hebraico: "aquele que é prospero".

Adolfo: Significa lobo nobre e indica uma pessoa que não hesita em assumir a responsabilidade pelos seus atos. Ouve, analisa e depois toma decisões firmes, das quais dificilmente volta atrás. Do teutônico "nobre lobo".

Adonias: Significa aquele de quem Deus é senhor e indica uma pessoa que economiza bastante, mas sem se privar do conforto. Faz sucesso como administrador de empresas ou auditor. No amor, é fiel ao extremo, mas em contrapartida exige carinho e atenção constantes.

Adoniran: Significa o Senhor é excelso e indica uma pessoa que luta como ninguém pelos seus objetivos. Nos estudos, é brilhante ou pelo menos muito esforçado. E, no trabalho, logo ganha o respeito de todos.

Adônis: Significa senhor e se refere a um personagem mitológico famoso pela sua beleza. Indica uma pessoa cautelosa, que não esbanja dinheiro, mesmo quando tem o bastante para isso. Consciente do seu valor, espera que os outros também o reconheçam.

Adriana: Significa escura, morena, e revela uma pessoa com grandes chances de triunfar na vida, pois mostra interesse pelos mais variados assuntos e aprende tudo com facilidade. E sabe repartir com os outros o que consegue com o estudo e o trabalho.

Adriane: Trata-se de pessoa com grande chance de triunfar. Mostra interesse pelos mais variados assuntos e aprende tudo com facilidade. Sabe que para ser querida, precisa demonstrar seu afeto. Pode obter êxito como dentista, bióloga e fonoaudióloga. Usa suas economias inclusive para ajudar os amigos.

Adriano: Significa o que veio da região da Ádria e indica uma pessoa muito ativa mas que costuma oscilar entre os interesses imediatos e os ideais de longo prazo, e isso lhe acarreta dilemas constantes.

Adroaldo: Significa o que governa com nobreza e indica uma pessoa muito crítica consigo mesma, que analisa todos os seus atos e não admite cometer erros. No entanto, perdoa com facilidade as falhas alheias.

Aécio: Grego: "ave de rapina".

Afonso: Significa pronto para o combate e indica uma pessoa que preocupada com o bem estar dos outros, procura ajudas a todos que se encontram em dificuldades. Idealista, coloca a justiça acima de tudo. Do teutônico "guerreiro de ânimo combativo".

Agar: Significa estrangeira e indica uma pessoa que tende a errar muito porque age como se não tivesse nenhum envolvimento com o que está acontecendo. Mas, quando vence essa tendência e aprende a ouvir também o coração. Desenvolve grande capacidade de análise e de julgamento.

Ágata / Ághata: Significa bondosa e predispõe a criança ao amor. A pessoa assim chamada está sempre pronta a ajudar quem precisa. Seus conselhos, baseados numa intuição aguçada, são muito eficientes.

Agenor: Grego: "homem bravo, soberbo".

Agildo: Significa oferta dos deuses e indica uma pessoa que permanece confiante em quaisquer circunstâncias, pois encara cada obstáculo que encontra como estímulo para continuar lutando

Agnaldo: Significa o que governa pela espada e indica uma pessoa cuja maior preocupação é preservar a independência. Ambicioso, usa toda a sua inteligência e sua capacidade de liderança para alcançar o sucesso. Os pais devem educá-lo para que não se torne autoritário

Agnelo: Significa cordeirinho e indica uma pessoa brilhante e disposta a progredir na vida, mas que tende a estagnar por estar sempre concordando com a vontade dos outros. Só no amor realmente seletivo: se dá bem apenas com mulheres no mínimo encantadoras.

Agnes: Significa pura e indica uma pessoa que vê a vida com otimismo e enfrenta os problemas com muita disposição. Sua sinceridade e alegria atraem felicidade, saúde e prosperidade. Não há acontecimento negativo que consiga derrubá-la.

Agostinho: Do latim "da família dos Augustos".

Aguinaldo: Significa o que governa pela espada e indica uma pessoa cuja maior preocupação é preservar a independência. Ambicioso, usa toda a sua inteligência e sua capacidade de liderança para alcançar o sucesso. Os pais devem educá-lo para que não se torne autoritário

Aída: Significa próspera, feliz e indica uma pessoa que tende a perder o controle das emoções. Apaixona-se com facilidade e se irrita com mais facilidade ainda. Mas não guarda mágoas de ninguém, nem trai um namorado. Tudo na vida é muito claro e honesto.

Aidê: Esse nome vem do francês Haydée e se associa a independência e ousadia. Indica uma pessoa que define claramente seus ideais e luta arduamente por eles. Mas por trás do seu jeito seguro se esconde uma sensibilidade enorme. Também muito inteligente, ela adora conversar com pessoas mais velhas, para aperfeiçoar seus conhecimentos.

Aílton: Nome literário, sem significado claro, indica uma pessoa que aproveita intensamente cada momento da vida, mas sem se descuidar do futuro. Persegue com toda garra seus ideais e vive com verdadeira paixão cada uma das vitórias que alcança.

Aimê: Este nome vem do francês Aimée. Significa amada e se associa à força da emoção e da intuição. Indica uma pessoa perfeccionista e moralista, que só deixa de ser severa no julgamento dos outros quando a satisfação dos seus próprios desejos lhe ensina que a paixão não é obrigatoriamente um pecado. Então passa a ver a si própria e às outras pessoas de uma forma menos crítica.

Aimoré: Do tupi: "que morde".

Airton: Nome literário, sem significado claro, indica uma pessoa que aproveita intensamente cada momento da vida, mas sem se descuidar do futuro. Persegue com toda garra seus ideais e vive com verdadeira paixão cada uma das vitórias que alcança.

Airumã: Tupi: "estrela d'alva".

Ajuricaba: Significa abelha feroz e indica uma pessoa que não tolera a inércia. Inovador e até excêntrico, contesta desde muito cedo todas as regras que lhe são impostas e busca sempre seus próprios caminhos

Akira: Do Japonês: "o inteligente".

Alaíde: Variação de Adelaide. Indica uma pessoa equilibrada e positiva. Otimista, ela contagia todo mundo com sua alegria de viver. Tem vida amorosa intensa e variada, mas não trai nem suporta traições.

Alan: Significa belo , harmonioso e indica uma pessoa emotiva, que se magoa com facilidade, embora nem sempre demonstre sua tristeza. Prefere exibir sua simpatia para cativar todo mundo que o rodeia. Tende a conseguir sucesso como músico ou paisagista. Do gaélico "gracioso agradável".

Alba: Significa branca, alva. É uma pessoa que tende a se mostrar uma tanto arrogante, o que dificulta seus relacionamentos. Amante do bom e do melhor, gasta o que tem e mais um pouco. Mas com o tempo, aprende a cultivar a humildade e então triunfa na vida.

Alberico: Teutônico: "rei dos montes".

Albertina: Significa ilustre e indica uma pessoa que, além de intuitiva, é prática, paciente e organizada. Ótima conselheira, não mede esforços para apoiar, com ensinamentos, quem recorre a ela. Também se mostra generosa com que lhe pede dinheiro emprestado.

Alberto: Significa ilustre, muito famoso e indica uma pessoa que possui a dose certa de impetuosidade e coloca muita energia na concretização dos sonhos. Seu talento sempre acaba sendo reconhecido.

Albino: Latim: "alvo, branco".

Alceu, Alcides: Significa forte e indica uma pessoa extremamente ativa e que, por isso, quase sempre alcança seus objetivos. Seus pontos fortes são a persistência e a força de vontade.Planeja seus negócios com muito cuidado e pode se realizar como economista ou engenheiro.

Alcibíades: Significa defensor da vida e indica uma pessoa impetuosa e persistente, que consegue alcançar altos postos na profissão que escolhe. Mas no amor precisa aprender a abrir seu coração, pois é muito racional e dificilmente se deixa dominar pelas emoções.

Alcina: Significa de mente forte e indica alguém com tanta capacidade de persuasão que pode convencer as outras pessoas de que terra é outro ou vice-versa. Mas não se vale desse dom para enriquecer ilicitamente. Usa-o apenas para arejar as idéias de quem conversa com ela.

Alcinda, Alcione: Nome de uma estrela muito brilhante da constelação das Plêiades. Revela uma pessoa que gosta de demonstrar seu lado alegre. Possui grande capacidade de comunicação e de sedução e está destinada a Ter inúmeros amigos e vários amores.

Alcindo, Alcino: Significa espírito forte e indica uma pessoa conservadora e autoritária, que precisa aprender a ser paciente diante das mudanças, bem-humorado face aos imprevistos e prudente do dia-a-dia.

Alcione: Teutônico, ave que vive no mar.

Alda: Significa velha, sábia e rica. É uma pessoa que tem grande possibilidade de desenvolvimento espiritual, mas que não deixa de desfrutar os prazeres da vida. Consegue inúmeras vitórias quando organiza convenientemente seu dia-a-dia e suas economias.

Aldir: Significa velho, experiente. Indica uma pessoa que tem grande possibilidade de desenvolvimento espiritual, mas que não deve descuidar do lado material da vida. Consegue inúmeras alegrias quando organiza suas economias e reúne condições financeiras de ajudar os outros.

Aldo: Teutônico: "nobre".

Aleixo: Significa o que defende e indica uma pessoa que deve controlar a impulsividade para não tomar atitudes das quais se arrependerá.

Alejandra, Alessandra, Alexandra: Significa defensora da humanidade e indica uma pessoa de caráter conciliador. Quem tem esse nome sempre procura resolver os problemas dos outros e conquista a todos com sua enorme meiguice.

Alessandro(a): Variante Italiana de Alexandre.

Alexandre(a): Significa defensor da humanidade e indica um espírito justiceiro e matador. Tem sucesso quando trabalha em atividades comunitárias. Do elênico "protetor e defensor do gênero humano".

Alfeu: Grego: "imagem clara".

Alfredo: Significa conselheiros dos espíritos e indica uma pessoa muito prática, que sabe usar a lógica para atingir seus objetivos e afastar as más influências. Está sempre disposto a ajudar os amigos e resolver até problemas íntimos.

Alice: Significa a verdadeira. É uma pessoa extremamente sincera mesmo quando isso lhe pode custar uma amizade. Tem também o Dom da liderança. Por isso, não gosta de trabalhar para os outros. Prefere exercer uma profissão liberal ou montar sua empresa. Do grego "verídica, autêntica".

Alícia: Variação de Alice. Grego: "a verdadeira". Indica uma pessoa muito empreendedora e com grande força interior. É muito admirada pela capacidade de poupar e aplicar bem seu dinheiro. Mas precisa tomar cuidado para não se impacientar demais quando as coisas demoram a acontecer.

Alina: Grego: graciosa, atraente. Significa agulha e predispõe a criança a se tornar profunda nas suas observações e na maneira de ver o mundo. Com o passar do tempo, porém, ela vai se tornando livre e desprendida e chega a agir de maneira quase superficial. Mas, quando percebe que fez uma escolha indevida, luta com toda a sua garra para corrigir o erro.

Aline: De linhagem nobre. Inglês: Graciosa, elegante.

Alípio: Significa o que não tem tristeza e indica uma pessoa extrovertida e falante que chama a atenção em qualquer roda social. Tende a gastar todas as suas economias em objetos sofisticados.

Alma: Latim: "bondosa, clemente".

Almeida: Latim: "planície".

Almir: Significa príncipe e brilhante. indica uma pessoa carismática e persistente, que consegue altos pontos na profissão que escolhe, seja ela qual for. Tem grande habilidade para liderar grupos de trabalho e consegue bons lucros quando monta seu próprio negócio.

Almira: Significa delicada e mostra uma pessoa meiga mas persistente, que consegue altos postos na profissão que escolhe, seja ela qual for. Tem grande habilidade para negociar e sempre consegue bons lucros quando trabalha no comércio.

Aloísio, Aluísio: Variação de Luís.

Altino: Significa que veio da cidade de Altino e indica uma pessoa que confia na própria capacidade de contornar as dificuldades. Por isso, enfrenta os problemas com serenidade e paciência e, geralmente, se dá bem. Ajudado pela intuição, raramente perde uma parada.

Álvaro: Significa o que defende de todos e indica uma pessoa de iniciativa, que está sempre em busca de novas oportunidades. Mas não faz nada sem antes avaliar atentamente todas as chances de progresso e todos os riscos de fracasso. Do teutônico "o que a todos esta atento".

Alzira: Significa ornamento, beleza. Indica uma pessoa intuitiva e extrovertida, que tem idéias originais e brilhantes a respeito de tudo e gosta de debatê-las com os amigos. Destaca-se em profissões ligadas à criação e à comunicação, como propaganda e jornalismo.

Amadeu: Significa o que ama a Deus e indica uma pessoa que que consegue vencer muitos problemas do dia-a-dia, mas vive as voltas com dificuldades financeiras, pois seu estilo de vida o leva a gastar mais do que ganha. Se controla essa tendência, torna-se um ótimo chefe de família.

Amador: Significa o que ama e indica uma pessoa competente que não decepciona em nenhum trabalho que se proponha a realizar, pois faz pois faz tudo com muito empenho e envolvimento pessoal.

Amália: Significa trabalhadora e revela uma pessoa esforçada na luta pelos seus objetivos. Emotiva e sensível, magoa-se com facilidade, mas não demonstra nada disso. Também não guarda rancor de que a ofendeu sem querer. Prefere exibir sua simpatia, a qual lhe abre muitas portas.

Amâncio: Significa amante e indica uma pessoa com grande capacidade de liderança decorrente á sua dedicação as tarefas e aos companheiros e também a sua ousadia. Muito raramente deixa passar uma oportunidade por estar desatento ou por excesso de cautela.

Amanda: Significa digna de se amada (latim) e mostra uma pessoa cuja vida afetiva é marcada pelo excesso de pretendentes. Dinâmica e ativa, ela sempre resolve seus problemas de maneira inteligente, sem forçar situações ou incomodar os outros.

Amândio: Significa digno de ser amado e indica uma pessoa original, criativa e inteligente. Além disso dispõe de muita energia e luta com toda a garra para alcançar seus ideais.

Amauri: Francês, homem altivo e laborioso.

Ambrósio: Grego: "o imortal".

Amélia: Variação de Amália. A pessoa assim chamada é muito original, inteligente e tem garra para alcançar seus objetivos. Alem disso, ela sabe aplicar bem o dinheiro que ganha, razão pela qual consegue um bom pé-de-meia ainda na juventude. Francês "sofredora, cúmplice".

América: Significa a que governa a casa. Indica uma pessoa aventureira e esperta, de pulso firme, que não deixa passar nenhuma oportunidade de se destacar. No amor, é muito sensual e tende a viver romances sempre emocionantes e, não raro tempestuosos.

Américo; Significa o que governa a pátria. E indica uma pessoa de pulso firme, que não deixa passar nenhuma oportunidade de se destacar e por isso mesmo assume posições de liderança na escola, no trabalho ou em qualquer outro grupo. Perfeccionista e exigente em relação a tudo, irrita-se com facilidade e não tolera qualquer tipo de erro.

Amílcar: Veja Hamílcar.

Amin: Significa fiel, constante e indica uma pessoa cuja capacidade de fazer novos amigos e novas conquistas amorosas é muito grande. Dono de um coração de ouro, dificilmente cria atrito com alguém

Amir: Variação de Emir.

Ana: Significa cheia de graça e predispões a criança a se tornar muito segura, graças à sua boa organização mental. Sua intuição lhe garante boas escolhas nos estudos, na profissão e no amor. Do hebreu "cheia de graça", "que tem compaixão, clemência".

Anacleto: Grego: "aquele que foi invocado".

Ananias: Variação de João.

Anastácia: Significa renascida pelo batismo. Indica uma pessoa que está sempre em busca de sabedoria. Sabe esperar o momento certo para agir e se prepara para quando esse momento chegar. Por isso, tem êxito em todos os seus empreendimentos.

Anastácio: Significa o que ressurge para a vida pelo batismo e indica uma pessoa batalhadora, altiva e com grande senso de justiça. Encara cada tarefa como uma missão a ser cumprida e sabe que tudo contribui de um modo ou de outro, para sua evolução.

Ana Augusta: O sucesso parece lhe chegar por pura sorte mas, na verdade, é fruto de uma inteligência e de uma determinação admiráveis.

Ana Beatriz: Graças ao seu grande magnetismo pessoal, consegue cativar com um sorriso ou com um olhar. Mas é muito criteriosa: só dá seu amor ao homem que poderá fazê-la feliz e a quem ela poderá fazer feliz.

Ana Carla: Indica uma pessoa serena, que se aceita como é, com toda a naturalidade, pois sabe que não se deixará escravizar pelas suas fraquezas nem usará sua força contra os outros.

Ana Carolina: Usa sua inteligência privilegiada para vencer as dúvidas do dia-a-dia e também para ajudar os amigos com excelentes conselhos. Quando não abandona os estudos, consegue muito sucesso na vida.

Ana Cláudia: Tem idéias brilhantes e o dom de pressentir o perigo. Embora goste da solidão, não vive sem afeto. Perfeccionista ao extremo, exige muito de si mesmo e mais ainda dos outros.

Ana Cristina: É um tanto vaidosa. Procura se vestir com roupas da moda mesmo quando isso pesa muito no seu bolso. Mas, na maturidade, descobre outros valores e se dedica com muito amor à família.

Ana Graciela: É tão preocupada em ser justa que às vezes chega a não fazer nada com medo de prejudicar alguém. Deve aprender a ser ousada.

Ana Lúcia: Tem muita disposição para o trabalho, mas, para alcançar o sucesso, precisa de um pouco mais de objetividade no seu modo de agir.

Ana Luísa: Possui idealismo, espírito de liderança e energia de sobra para tornar realidade praticamente todos os seus sonhos.

Ana Maria: Tem todas as chances de realizar seus desejos, pois seu nome é uma marca de prosperidade e lhe abre as portas do sucesso.

Ana Paula: É muito bondosa e procura manter um clima de harmonia ao seu redor. Demora a tomar decisões, mas quando o faz não costuma errar.

Ana Rosa: Tranqüila e dócil, mostra-se também extremamente ativa e independente. Inimiga da rotina, está sempre aberta a novas idéias.

Anatole, Anatólio: Significa o que veio do Oriente e indica uma pessoa sempre pronta a intervir a favor de quem sofre uma injustiça. Mas sua maior preocupação é preservar a todo custo, a própria independência, pois acredita que só assim consegue o sucesso.

Ana Verônica: É extrovertida e faz muitos amigos devido ao seu espírito inteligentemente brincalhão. Tem alguma dificuldade em levar as pessoas ou as idéias a sério por muito tempo, mas, vencida essa inconstância, obtém êxito em todos os seus empreendimentos.

Anderson: Significa filho de André e indica uma pessoa que ganha muito dinheiro ouvindo sua intuição. Tem muitas admiradoras, e na juventude se relaciona com todas elas, sem pensar num compromisso sério. Tem como objetivo atender todas elas de maneira completa, seus pontos fortes, o beijo e o sexo...Do inglês "filho de André".

André: Significa viril e robusto e indica uma pessoa intuitiva e extrovertida. Tem sempre idéias originais e brilhantes a respeito de tudo e gosta de debatê-las com os amigos. Dá-se muito bem em informática, pedagogia, teatro e circo. Do grego "másculo, varão".

Andréia, Andréa: Significa forte, viril e predispõe a coragem, à lealdade e à fidelidade. Muito decidida, a pessoa assim chamada transmite segurança a todos que a rodeiam. Inteligente e sensível, sempre consegue o suficiente para viver confortavelmente.

Andréa Luísa: Indica uma pessoa um pouco dispersiva, que tem dificuldade para se concentra nos estudos e no trabalho. Mas sua inteligência brilhante lhe permite resolver adequadamente todos problemas e alcançar grande sucesso.

Andresa: Do latim "feminino, corajosa"

Ângela: Significa anjo, mensageira. Indica uma pessoa bondosa, que busca manter um clima de harmonia no lar, na escola e no trabalho. É leal com todas as pessoas que a rodeiam, e por isso, conquista a simpatia delas. Procura ser diplomática e polida, mas quando precisa dizer uma verdade doída, não hesita nem um pouco.

Ângela Fabiana: Graças à sua personalidade extremamente agradável e generosa, faz inúmeras amizades ao longo da vida. Além disso, exibe no dia-a-dia um espírito alegre e criativo.

Ângela Maria: Indica uma pessoa graciosa, delicada e muita simpática, que fala as verdades de maneira suave porém inteligentes. Às vezes, chega a ser irônica, mas jamais perde a classe.

Angélica: Significa pura como um anjo e revela uma pessoa expansiva mas muito discreta em relação à sua vida íntima. Inquieta e criativa, prefere trabalhos que lhe permitam agir por conta própria e relacionamentos que não lhe tirem a liberdade. Do latim "como um anjo, pura".

Angélica Maria: Indica uma pessoa a ir para frente sem expor demais.

Angélica Natália: Tem aptidão para participar de associações de qualquer gênero. Mas só assume a responsabilidade de liderar um grupo se o trabalho a ser executado lhe parecer muito gratificante. Pode ter sucesso mas artes plásticas e também na carreira diplomática.

Ângelo: Significa anjo, mensageiro. Indica uma pessoa que procura comunicar seus conhecimentos para manter um clima de harmonia nos ambientes que freqüenta. É leal e extrovertido, e por isso, conquista a simpatia de todos - e sobretudo de todas - que o conhecem.

Aníbal: Significa dádiva do deus Baal e indica uma pessoa passiva e receptiva, que normalmente se mostra calma, gentil, diplomática e bondosa. Apesar de não ser ambicioso, consegue tudo o que deseja usando sua enorme capacidade de convencer e mesmo seduzir.

Anice: Do francês "cheia de graça".

Aniceto: Significa invencível e indica uma pessoa inteligente que tem grande facilidade para transmitir conhecimentos aos outros e o faz com bastante clareza e paciência. Não se preocupa em enriquecer, pois vive bem mesmo com pouco dinheiro no bolso.

Anísio: Grego: "completo, perfeito".

Anita: Forma diminutiva de Ana, esse nome revela uma criança que fala pouco mas observa os adultos com atenção. Por isso mesmo, aprende tudo bem depressa. Muito exigente consigo mesma e com os outros, ao crescer se torna uma excelente líder.

Anselmo: Significa protegido pelas divindades e indica uma pessoa hábil e talentosa, que busca o progresso em coisas práticas ou em projetos que sabe que conseguirá realizar. Tem grande sabedoria, muita força interiro e uma enorme capacidade de liderança.

Antenor: Significa adversário e indica uma pessoa que lidera naturalmente as outras. Seu caráter irrepreensível e a determinação com que age, transmitem segurança a todos os que o cercam.

Antero: Significa florido e indica uma pessoa sempre bem disposta e bem humorada, que conduz a vida com discrição e harmonia. Ótimo confidente, costuma fazer amizades sinceras e duradouras.

Antão, Antônio; Significa o que está na vanguarda e indica uma pessoa de força interior e fé inabalável nos seus próprios ideais. Isto lhe permite estar sempre à frente, abrindo caminhos que geralmente levam a resultados positivos para todos.

Antônio: Provavelmente de origem etrusca, seu significado perdeu-se no tempo.

Anunciação: De origem religiosa, é mais usado como parte do nome composto Maria da Anunciação. Indica uma pessoa que, além de ser muito prática no dia-a-dia, tem facilidade para exercer atividades que dependem de expressão verbal. Mas precisa aprender a não gastar energia inutilmente, perseguindo ideais que talvez nem sejam verdadeiramente os dela.

Anunciata: Latim: graciosa.

Aparecida: Associado à aparição da Virgem Maria, é mais usado como parte do nome composto Maria Aparecida. A pessoa assim chamada é vigorosa, arrebatada e dinâmica em todos os seus atos. Tem sucesso profissional e, como em geral não lhe falta dinheiro, ajuda quem precisa de favores sem medo de que venham a lhe faltar meios de subsistência. Homenagem à virgem Maria, que apareceu nas águas de um rio.

Aparecido: Nome associado à aparição da Virgem Maria. Indica uma pessoa vigorosa, arrebatada e dinâmica em todos os seus atos. Tem sucesso profissional, e como em geral não lhe falta dinheiro, ajuda quem precisa de valores, sem temer que venham a lhe faltar meios de subsistência.

Aparício: Significa aparição e indica uma pessoa que tem na franqueza sua marca registrada. Diz sempre a verdade, doa a quem doer, e isto às vezes lhe causa sérios aborrecimentos. Os pais devem ensiná-lo a ser um pouco mais diplomático.

Apolônio: Significa consagrado ao deus Apolo e indica uma pessoa que aproveita intensamente cada momento, sem se importar demais com o futuro. Não se preocupa em poupar dinheiro, e no amor, não é ciumento - mas também não se mostra muito fiel.

Aracema: Tupi: bando de papagaios.

Araci, Aracy: Significa a mãe do dia, ou seja, a aurora. É uma pessoa impaciente e aventureira, que tende a levar uma vida movimentada, pois adora fazer amizades, namorar e experimentar novas sensações. Como detesta assumir novos compromissos, corre o risco de se revelar fútil, se não atentar para isso e corrigir essa tendência.

Araújo: Latim: nome próprio de uma localidade.

Ariadna, Ariadne: Significa castíssima. Indica uma pessoa meticulosa, que consegue alcançar altos postos em profissões ligadas à pesquisa. Mas precisa cuidar mais do seu lado racional, pois quando tem de tomar uma decisão difícil, tende a se deixar envolver por emoções contraditórias.

Ariana: Variação de Ariadne. Indica uma pessoa que consegue se concentrar mesmo em meio à maior algazarra. E tem o Dom da conciliação: sempre procura criar um clima de paz à sua volta. Mas isso pode se voltar contra ela, pois às vezes concorda com os outros só por concordar e depois se arrepende do que disse.

Argemira / Argemiro: Teutônico: guerreira / guerreiro ilustre.

Ariel: Nome de um anjo ou espírito do ar. Significa leão de Deus. Indica doçura, suavidade e sentimentos elevados. A criança assim chamada tende a alcançar grande realização intelectual e espiritual e se destaca pelo amor ao próximo.

Aristeu: Do grego: "muito bom".

Aristides: Do grego: "brilhante por sua astúcia".

Arlete: Significa penhor, garantia e predispõe a menina a confiar em si própria. A criatividade será outro de seus pontos fortes para superar todos os obstáculos. Sua capacidade de tomar decisões fará com que ocupe cargos de liderança ou realize grandes negócios. Do celta "garantia, penhor".

Arlindo: Do teutônico: "poderoso como águia".

Arnaldo: Do latim: "poder da águia".

Artur: Do celta - Arth-wr, o nobre, o generoso.

Assunção: Do (português) - Nome de mulher, por influência da Assunção de Maria, em homenagem à subida ao céu da Mãe de Deus.

Augusta: Significa majestosa e indica uma pessoa de temperamento calmo, que não se expõe a riscos desnecessários. Prefere uma profissão na qual possa se realizar e ganhar o suficiente para viver com conforto a um negócio próprio mais cheio de riscos.

Augusta Renata: Inteligente e esforçada, e quando encontra dificuldades procura entender o motivo e toma a iniciativa apropriada. Pensa muito rápido e logo acha a resposta para qualquer problema.

Augusto: Do latim "O venerado","O sublime","O máximo".

Áurea: Significa de ouro, dourada. Indica uma pessoa que estuda bem o que está acontecendo antes de tomar qualquer iniciativa. E, como pensa muito depressa, logo acha resposta para qualquer problema. Mas nem sempre divide suas descobertas com os outros.

Aurélia: Significa brilhante como o sol. Indica uma pessoa requintada, que gosta de ambientes sofisticados e coisas luxuosas. E, para alcançar ou manter esse nível de vida, planeja o que fazer com cada centavo do seu dinheiro. Só se afetividade com homens de muito charme e delicadeza.

Aureliana: Variação de Aurélia. Indica uma pessoa que gosta de brilhar em tudo o que faz e, por isso, evita assumir tarefas para as quais não se ache competente ou com as quais não se simpatize desde o começo. Em relação a isso, chega a ser teimosa

Aurélio: Latim: "dourado".

Aurora: Significa o romper do dia. Indica pouco ambiciosa e que exita muito antes de tomar uma decisão. E essa tendência a adiar decisões importante que pode levá-la a envolvimento de situações delicadas. Os pais devem incentiva-la a, desde cedo, dizer o que pensa e assumir pequenas e grandes responsabilidades.
Google
 

Get your own Chat Box! Go Large!
No blog do Jaime Vicentini Voce é o visitante

Meu site valorR$5,842.24