quinta-feira, agosto 07, 2008

No aniversário de Fidel, Jatobá lança 'O Jovem Fidel Castro'

No próximo dia 13 de agosto, aniversário de Fidel Castro, o escritor Roniwalter Jatobá lançará, em São Paulo, o seu novo livro na coleção “Jovens sem Fronteiras” da editora Nova Alexandria. Trata-se de O Jovem Fidel Castro (160 páginas), edição ilustrada com fotos da infância e juventude do líder cubano.


Escrita uma linguagem simples e objetiva, uma característica que Roniwalter aprendeu durante anos no jornalismo, essa nova obra conta a trajetória desse homem considerado um dos maiores líderes da América Latina no século 20.



Como foi a infância e a juventude dessa figura lendária que, por quase 50 anos, esteve à frente do governo e dos destinos de Cuba? Para entender a vida desse homem que personificou para muitos a imagem do guerrilheiro heróico e romântico, Roniwalter Jatobá foi buscar em Cuba e narrar histórias reais de sua vida, desde o nascimento numa fazenda em Birán até a saída definitiva do poder cubano, em fevereiro de 2008, devido a uma séria enfermidade.



Ao contrário da maioria das biografias, Roniwalter Jatobá concentrou-se no período de formação, dando maior destaque aos primeiros 30 anos de Fidel. As primeiras letras na escola rural, o estudo em Santiago de Cuba longe da família e onde chegou a passar fome, o colégio Belén em Havana, o início da atividade num meio estudantil violento e perseguido pela ditadura de Fulgêncio Batista, as influências políticas, a dedicação para concluir os estudos e se formar em Direito e a consciência da triste realidade cubana, que precisava ser mudada urgentemente.



Um longo período que serviria para confirmar o que disse certa vez seu irmão mais velho, Ramón Castro, narrado neste livro: “O traço mais importante do caráter de Fidel é que ele nunca aceitará uma derrota”. Enfim, uma obra diferente, comovente e esclarecedora sobre um importante e sensível líder político do nosso tempo e da nossa história.



Roniwalter Jatobá nasceu em Campanário (MG), em 1949, mas morou e estudou em Campo Formoso e em Senhor do Bonfim, no sertão baiano. Vive em São Paulo desde 1970. Jornalista, tem contos publicados em vários países e escreveu livros como Sabor de Química (contos, 1976); Crônicas da Vida Operária (contos, 1978); A Crise do Regime Militar (história, 1997); O Jovem Che Guevara (biografia, 2004); e O Jovem JK (biografia, 2005).



Google
 

Get your own Chat Box! Go Large!
No blog do Jaime Vicentini Voce é o visitante

Meu site valorR$5,842.24