domingo, agosto 17, 2008

Construção da tocha OLIMPÍCA

Para termos uma idéia de como é construída, vamos ver as tochas olímpicas dos Jogos de 2008, 96 e 2000.

A tocha de 2008 possui 72 cm de altura e pesa 985 gramas. A tocha é feita de alumínio e pode queimar durante aproximadamente 15 minutos em condições em que a chama tenha entre 25 e 30 cm de altura. Ela pode ser carregada em uma velocidade de até 65 km/h e embaixo de chuva de 500 mm/h que mesmo assim não se apagará. A chama pode ser vista e até mesmo fotografada inclusive em dias muito ensolarados e claros.
O combustível utilizado é o propano, que está de acordo com as normas que protegem o meio ambiente. O propano é um combustível comum e de preço razoavelmente baixo. Ele é composto de carbono e hidrogênio. Nenhum material, com exceção do dióxido de carbono e da água resultantes da queima, gera qualquer tipo de poluição.
A tocha abaixo foi a tocha projetada para as Olimpíadas de 1996, em Atlanta. Sua base em alumínio comporta um pequeno tanque de combustível. À medida que o combustível sobe ele é empurrado através de uma válvula de latão com pequenos orifícios e à medida que o combustível flui pelas aberturas é formada a pressão. Depois de atravessar as pequenas aberturas, a pressão cai e o combustível líquido vira gás combustível. Os pequenos orifícios mantêm alta pressão para manter a chama em condições adversas.
Em 1996, o combustível da tocha foi propileno, produzindo uma chama brilhante. Mas devido ao fato do propileno ter um alto nível de carbono, produzia também muita fumaça, o que prejudicava o meio ambiente.
No ano 2000, os criadores da tocha das Olimpíadas de Sydney apresentaram uma mais leve, mais barata e com um design não-prejudicial ao meio ambiente. Para o combustível, misturaram 35% de propano (gás usado em fornos caseiros e churrasqueiras) e 65% de butano (combustível de isqueiro), que produz uma forte chama sem fazer muita fumaça. Como a mistura pode ser armazenada sob leve pressão, ela pode ser mantida num recipiente leve. E entra em combustão em pressão atmosférica normal.
O combustível líquido é armazenado em um recipiente de alumínio na parte superior da tocha. Vai para a parte superior por intermédio de um cano. Antes de sair do cano, este combustível é conduzido por intermédio de um pequeno orifício. Há uma queda de pressão e o líquido vira gás para combustão. A tocha movimenta o combustível líquido num nível constante e a chama acaba por queimar com a mesma intensidade. Ela pode ficar acesa por volta de 15 minutos.
Os engenheiros da construção das tochas de 1996 e 2000 incluíram um sistema de combustão que utilizava uma chama dupla, ficando a chama acesa mesmo com ventos irregulares. A chama externa queima lentamente e a uma temperatura menor que a interna. Ela é grande e tem um tom alaranjado claro e pode ser vista nitidamente, entretanto é instável com ventos. A chama interna é mais quente, produzindo uma chama numa tonalidade azulada, pequena mas muito estável porque sua localização interior é protegida contra o vento. Age como uma luz piloto, capaz de reacender a chama externa caso acabe.
Para a tocha de 2000 a jornada foi submersa atravessando a Grande Barreira de Corais, uma chama especialmente projetada foi embutida dentro da tocha para que se mantivesse queimando tanto na água quanto em terra.
Google
 

Get your own Chat Box! Go Large!
No blog do Jaime Vicentini Voce é o visitante

Meu site valorR$5,842.24