terça-feira, agosto 30, 2011

Como tirar CPF


Como tirar o CPF
Para tirar o Cadastro de Pessoa Física (CPF), você deve ir a uma das agências da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou dos Correios. Será cobrada uma taxa e o documento será emitido em até 40 dias. É necessário levar os seguintes documentos:
Carteira de identidade (RG)
Título de eleitor (quem tem menos de 18 anos e mais de 70 anos não precisa apresentar o título)
Veja aqui como fazer a declaração de isento para evitar o cancelamento do CPF
Como tirar a segunda via do CPF?Para tirar a segunda via do CPF, você deve comparecer aos postos de emissão do documento munido dos seguintes documentos:
Carteira de identidade (RG)
Título de eleitor
Comprovante de endereço.
Observações: Para um representante dar entrada no documento, é necessário apresentar uma procuração original. Não é cobrada nenhuma taxa.
Como arrumar dados errados no CPF?Para atualizar dados cadastrais ou arrumar os dados incorretos no CPF basta procurar a agência dos correios, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, ou o órgão estadual de atendimento ao cidadão. Para checar se os dados do CPF estão corretos, entre no site da Receita Federal e faça a consulta da situação cadastral do CPF. Não é possível alterar os dados do CPF pela internet, apenas fazer a consulta.
Como trocar o nome do CPF de casada para solteira (e vice-versa)?Para atualizar dados como o sobrenome no CPF, basta procurar a Agência dos Correios, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, ou o órgão estadual de atendimento ao cidadão. O procedimento é o mesmo para tirar o documento.
O Cadastro de Pessoa Física (CPF) pode ser solicitado em uma das agências da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou dos Correios. Será cobrada uma taxa e o documento será emitido em até 40 dias.

Poderão ter CPF:
· brasileiros ou estrangeiros, residentes no Brasil ou no exterior
· pessoas em qualquer idade, já que não há limite para solicitar o documento (recém-nascidos, por exemplo, podem ser inscritos no cadastro)

Cada pessoa poderá se inscrever apenas uma vez. Para manter o cadastro atualizado, é necessário fazer a declaração do imposto de renda todos os anos ou registar a condição de isento. (Veja aqui como fazer a declaração de isento para evitar o cancelamento do CPF).

Documentos necessários:
· Carteira de identidade (RG)
· Título de eleitor (quem tem menos de 18 anos e mais de 70 anos não precisa apresentar o título)

Há casos em que pessoas falecidas precisam da inscrição no cadastro nacional para que o processo de inventário, por exemplo, seja concluído. Nesses casos também é possível solicitar o CPF. Para isso, é necessário:
· documento que comprove a necessidade da inscrição
· certidão de óbito
· documento de identificação do falecido que comprove a data de nascimento e filiação, se estas informações não constarem na certidão de óbito
· pessoa falecida com bens a inventariar: documento de identificação do inventariante, cônjuge meeiro, convivente ou do sucessor a qualquer título
· pessoa falecida sem bens a inventariar: documento de identificação que comprove o parentes


Segunda via do CPF:
Por ser um registro único e nacional, o número do CPF será o mesmo. A segunda via é a emissão do cartão e a regularização cadastral. Para tirar a segunda via do CPF, você deve comparecer aos postos de emissão do documento munido dos seguintes documentos:
· Carteira de identidade (RG)
· Título de eleitor
· Comprovante de endereço.
Observações: Para um representante dar entrada no documento, é necessário apresentar uma procuração original. Não é cobrada nenhuma taxa.

Como arrumar dados errados no CPF?
Para atualizar dados cadastrais ou arrumar os dados incorretos no CPF basta procurar a agência dos Correios, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, ou o órgão estadual de atendimento ao cidadão. Para checar se os dados do CPF estão corretos, entre no site da Receita Federal e faça a consulta da situação cadastral do CPF. Não é possível alterar os dados do CPF pela internet, apenas fazer a consulta.

Como trocar o nome do CPF de casada para solteira (e vice-versa)?
Para atualizar dados como o sobrenome no CPF, basta procurar a Agência dos Correios, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, ou o órgão estadual de atendimento ao cidadão. O procedimento é o mesmo para tirar o documento.

Google
 

Get your own Chat Box! Go Large!
No blog do Jaime Vicentini Voce é o visitante

Meu site valorR$5,842.24