quinta-feira, abril 02, 2009

Histórico do Cine Clube Embu das Artes

Histórico do Cine Clube Embu das Artes

Em meados de 2005 o ator, diretor, produtor autônomo de teatro e áudio visual e jornalista Benê Silva foi residir em Embu das Artes (região metropolitana da grande São Paulo). Embora continuasse a trabalhar em São Paulo nas áreas de artes cênicas, empreendedor cultural e comunicação, Benê Silva “percebeu” uma carência na cidade das Artes: atividades voltadas para o cinema e o áudio visual principalmente entre os jovens da cidade.
Em outubro de 2006, durante 10 (dez) Benê Silva realiza, no Centro Cultural da cidade, a 1ª. Mostra de Cinema Brasileiro com a presença, na abertura, do Secretário de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo o cineasta João Batista de Andrade e no encerramento com a presença do também cineasta Clery Cunha.
Em 2007 foram feitas diversas exibições de filmes brasileiros em praças da cidade com o projeto Cinema na Praça. Neste mesmo ano, acontece a 2ª. Mostra de Cinema Brasileiro com a presença do ator e na época Secretario Nacional da Secretaria de Identidade e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Sergio Mamberti. A 3ª. Mostra deverá acontecer em 2009.
Mas havia uma dificuldade para as atividades do cine clube: a falta de um espaço físico para a realização de diversas atividades: exibições permanentes (finais de semana) e o desenvolvimento de projetos mais consistentes (cursos e oficinas para jovens).
No primeiro semestre de 2008 foram realizadas algumas exibições esporádicas, principalmente em escolas e marca o inicio de uma nova fase para o Cine Clube Embu das Artes: a constituição de uma diretoria (elaboração e registro do estatuto e ata de fundação do cine clube), locação de um salão no centro de Embu das Artes - Rua João Batista Medina, 431 - para as atividades e a filiação do mesmo na Federação de Cineclubes do Estado de São Paulo, no Conselho Nacional de Cineclubes e na Federação Internacional de Cineclubes.
Com a locação do espaço inicia-se a reforma e adequação do mesmo para ser a sede e a sala de exibições do cine clube que terá o nome da grande atriz brasileira Ruth de Souza. A reforma e adequação do espaço, que vem acontecendo de forma lenta, mas ininterrupta tem sido “bancada” pelo presidente e alguns membros da Diretoria, faltando ainda alguns ajustes, já que o cine clube não recebe recursos do poder publico local nem estadual assim como da iniciativa privada (empresas e instituições). Isto se deve a estratégia adotada pela diretoria: para se conseguir parceiros e patrocínios consistentes primeiro têm-se que mostrar seriedade e profissionalismo, formatação e apresentação de projetos profissionalizantes e viáveis e que privilegiem camadas carentes da sociedade. Estas atividades terão que estar direta e indiretamente ligadas às produções cinematográficas e ao áudio visuais (digital).
2009. Neste ano, a partir dos meses de março/abril o Cine Clube Embu das Artes inicia as exibições em seu espaço, em caráter experimental e a implantação de alguns cursos e oficinas. Estas atividades seguirão um cronograma já em fase final de elaboração com a participação não só da diretoria do cine clube mas também do Conselho Consultivo e alguns convidados.
Nosso cine clube exerce uma gestão democrática e participativa.


Benê Silva
Presidente do Cine Clube Embu das Artes
Membro do Conselho Fiscal da Federação Paulista de Cineclubes
Secretário Geral da ONG Projeto Bem Viver

--
Benê Silva
Google
 

Get your own Chat Box! Go Large!
No blog do Jaime Vicentini Voce é o visitante

Meu site valorR$5,842.24